Vamos aprender a fazer um planejamento financeiro para as mamães?

Planejamento financeiro e gestação; mudanças nas finanças depois do positivo.

Separamos algumas dicas para você que está se planejando para a gestação.

Momentos especiais da vida como viagens, casamentos e festas de 15 anos exigem um extenso planejamento financeiro. Com a gravidez, obviamente, não é diferente; trata-se de um dos momentos mais importantes da vida da mulher, se não o mais importante, e atribui novos gastos à vida da família.

Por isso, é importante se atentar a alguns pontos, a fim de evitar que as contas saiam do controle. Separamos algumas dicas para que você possa aplicar e organizar sua vida financeira enquanto espera a chegada do seu bebe (leia mais abaixo).

ECONOMIAS

Você está tentando e, de repente, descobre que está grávida. A primeira coisa a se levar em consideração é que você terá mais uma vida para zelar e, já no primeiro momento, terá gastos com acompanhamento médico, nova alimentação e suplementação para cuidar bem do desenvolvimento de seu filho.

Idas ao médico envolvem transporte, exames, medicações e o próprio médico, caso você não tenha plano de saúde.

Depois, será preciso montar o enxoval, o quarto para o novo integrante da casa, o carrinho, e mais gastos vão aparecendo. Por isso, no primeiro momento, é importante listar o que pode ser excluído do orçamento, reduzir as despesas para que a renda seja direcionada para outros gastos, principalmente com saúde. O que nos leva ao próximo ponto.

SAÚDE

Indiscutivelmente, os gastos de saúde devem aumentar. Vacinas, vitaminas, consultas, remédios, enfim, uma série de coisas que vão exigir de você um gasto maior que o comum.

E os gastos de saúde são primordiais e inevitáveis, portanto, é preciso que haja o maior investimento possível em saúde, mesmo como forma de prevenção, para que esses gastos não se ampliem depois.

Você pode pensar em um plano de saúde para o filho recém chegado, ou incluir ele no plano da família, justamente por isso é importante já começar a cortar gastos.

GUARDE

Mesmo com todos os esforços possíveis do casal para cuidar da saúde da mãe e do filho, pode ser que surjam imprevistos ao longo da gestação ou logo após o nascimento.

Você pode ter que contratar algum profissional de última hora para alguma situação de emergência, ou ainda ter um imprevisto de saúde. Portanto, é importante fazer uma reserva financeira para não passar apurado quando essas situações ocorrerem.

CHÁS

Fazer eventos como chás de bebê, fralda e revelação podem ser úteis, já que você pode ganhar diversos itens de grande utilidade, que podem te ajudar a economizar. Portanto, se você conseguir realizar uma festa em que o investimento seja razoável, já que não faz sentido gastar mais do que vai ganhar de presentes, é uma excelente opção.

Peça os itens que você precisa!

É interessante fazer isso antes de começar a montar o enxoval, dessa forma você consegue excluir itens que precisa comprar no enxoval.

Com o Fertilidela, você tem consulta psicológica, que pode te ajudar no planejamento durante esse período.

Com a Roda de Conversa, além de passar suas dicas, você recebe dicas de outras tentantes que estão na mesma jornada que você.

Com essas dicas, você se sente mais confortável e preparada, para fazer nascer a mamãe que está dentro de você.

Organização Financeira da Tentante

Veja também:

Abrir bate-papo
Olá, Precisa de ajuda?
Olá
Podemos ajudá-lo?