Avanço da idade compromete óvulo feminino? Entenda
Maus hábitos ajudam na redução da qualidade no gameta feminino.
Esperar para engravidar pode reduzir a qualidade do meu óvulo? Sim, mas é possível amenizar este fenômeno com mudanças na rotina (leia mais abaixo).
Com as mudanças no mercado de trabalho que aumentaram a participação da mulher em atividades antes majoritariamente masculinas, muitas mulheres resolveram atrasar a gravidez e focar na carreira profissional, com vista em alcançar a estabilidade financeira.
Apesar da mudança cultural, a fisiológica não ocorreu, e essas mulheres passaram a ter problemas quando decidiram que era a hora de ser mãe.
Isso acontece porque, além da redução na reserva ovária, os óvulos femininos tendem a “perder qualidade” com o passar dos anos, problema que pode ser potencializado com maus hábitos alimentares e consumo de álcool e drogas.
Por isso é importante que você, mamãe tentante, esteja atenta a este fator para aumentar as chances do seu positivo.
Anônimos!
Os problemas relacionados à qualidade dos gametas, ou seja, do óvulo e do espermatozóide, são dificilmente identificáveis, mas eles podem ocasionar alguns problemas como mal desenvolvimento do feto e o surgimento de algumas síndromes.
Por isso, é possível dizer que são problemas anônimos e que merecem uma atenção preventiva. Essa manutenção pode ocorrer com algumas dicas que, tecnicamente, fortificam seu óvulo e combatem a infertilidade.
1º ponto
Alimente-se bem, com diversidade de opções. Não há fórmula secreta, desde pequena você deve ter ouvido que “quanto mais colorido um prato, melhor”. E a premissa é verdadeira.
Casais tentantes devem se reeducar para comer alimentos com alta concentração de Ácido Fólico, vitamina E, e, vitaminas do complexo B, que ajudam no desenvolvimento celular e neural do embrião.
2º ponto
Evite os vícios como bebidas e fumo: beber frequentemente pode reduzir drasticamente a fertilidade, tanto masculina quanto feminina. A ingestão diária de álcool, por exemplo, pode reduzir em 40% a chance de uma boa gestação. Portanto, na jornada de tentante, é preciso deixar de lado o consumo de álcool.
Já o cigarro, que já é maléfico à saúde em vários aspectos, prejudica a implantação dos óvulos, o que, por sua vez, força as mulheres a tomarem remédios para estímulo dos ovários. Portanto, nada de fumar.
3º ponto
O uso de vitaminas: conforme citado anteriormente, o consumo de alguns nutrientes é o que dita a qualidade do óvulo. Portanto, ingeri-los diariamente é necessário, o que pode ser feito com a suplementação, por exemplo. Com a rotina exaustiva do dia a dia, muitas pessoas acabam não conseguindo comer todos os alimentos necessários para potencializar determinadas funções do corpo.
Por isso, recorrer às vitaminas é uma boa estratégia, já que elas agem de forma direta e, geralmente, mais rápidas no que é mais necessário.
A fórmula de Mãe Vitaminas é exclusiva e mais concentrada, trabalhada cientificamente com especialistas renomados, com ênfase na qualidade do óvulo.
É importante se lembrar que, além da fecundação, é importante manter uma saúde estável para o bom desenvolvimento do feto.
Seguindo as dicas, é possível melhorar vertiginosamente a qualidade do feto e, por fim, chegar ao tão esperado positivo. Cuidar-se pode parecer difícil, mas lembre-se, que está cultivando um sonho. Afinal, mãe também é cuidado, e mãe também nasce.