Implantação embrionária, o que é?
É a partir dela que é possível afirmar se você está ou não grávida; entenda!
Quando começa, de fato, uma gravidez?
É a partir do momento em que os gametas (óvulo e espermatozoide) se encontram? Acontece no mesmo dia que a relação sexual ocorre ou leva um tempo?
É sobre isso que trataremos neste texto, sobre quando começa a gravidez (leia mais abaixo).
Apesar da concepção por vias naturais começar poucas horas ou até alguns dias após a relação sexual sem contraceptivos, só é possível afirmar que uma gravidez ocorre quando acontece a Implantação Embrionária.
A partir de então ele passa a ser chamado de zigoto e se movimenta em direção à cavidade uterina, através do movimento peristáltico e ciliar das tubas uterinas. Durante essa movimentação, acontecem as primeiras divisões celulares, dando forma ao embrião. É ali que está surgindo o embrião, que da primeira célula outras se fizeram.
Por volta do quinto dia após a fecundação o embrião chega ao útero, e a partir de então começa a fase blástula, onde ele desenvolve a sua primeira cavidade, chamada de blastocele.
Por fim, acontece a Implantação Embrionária, que é a fixação do embrião no útero, o processo que marca, de fato, o início da gestação.
O mesmo acontece na Fertilização in vitro, a implantação embrionária acontece quando os embriões são transferidos para o útero.
Como isso pode atrasar meu positivo?
Quando o casal apresenta problemas com a receptividade endometrial ou até mesmo anomalias genéticas no próprio embrião, pode ser que não ocorra a Implantação embrionária, ou seja, não ocorre de fato a gravidez.
No geral, alterações na estrutura do útero podem impedir a Implantação. Como é o caso de alterações hormonais e deformações na anatomia uterina, como aquelas causadas por miomas, pólipos, endometrites e malformações uterinas.
Por isso, de forma geral, é importante que o casal fortifique seus gametas, com boa alimentação, ingestão de vitaminas e prática de exercícios. Isso deve reduzir as falhas na implantação com relação a qualidade do material genético.
Causas uterinas, como deformações ou miomas, por exemplo, devem ser analisadas junto a um especialista.
O Fertilidela pode te ajudar, caso sua implantação não esteja ocorrendo, te oferecendo teleatendimento para compreender o que pode estar te impedindo de obter o positivo.
O suplemento ajuda ainda na fortificação do óvulo, com máximo aproveitamento dos nutrientes.